Marca

Marca é a representação simbólica de uma entidade, qualquer que ela seja, permitindo identificá-la de um modo imediato como, por exemplo, um sinal de presença, uma simples pegada. Na teoria da comunicação, pode ser um signo, um símbolo ou um ícone. Uma simples palavra pode representar uma marca.

O termo é muito usado hoje em dia como referência a uma determinada empresa: um nome, marca verbal, imagens ou conceitos que distinguem o produto, serviço ou a própria empresa. Quando se fala em marca, na maioria das vezes, se faz referência a uma representação gráfica e de competência do designer gráfico, onde a marca pode ser representada graficamente por um símbolo e/ ou logotipo, tanto individualmente quanto combinados.

No entanto, o conceito de marca é bem mais abrangente que a sua representação gráfica. Uma empresa através de seu nome fantasia e da sua representação gráfica – comunica a “promessa” de um produto, seu diferencial frente aos concorrentes que o faz especial e único. Busca-se associar às marcas uma personalidade ou uma imagem mental. Assim, pretende marcar a imagem na mente do consumidor, isto é, associar a imagem à qualidade do produto. Em função disto, uma marca pode formar um importante elemento temático para a publicidade. Possui vários níveis de significado, entre eles cultura, atributos ou benefícios.

 

Criação de Logotipos

Um logotipo bem concebido apresenta a empresa com uma imagem imediatamente reconhecível, diferenciada e profissional que a posiciona no caminho certo desde o primeiro momento. O logotipo é o ponto de partida da sua empresa e mostrará quem ela é. Ele ajuda a gerenciar a percepção de uma empresa e a diferenciá-la de seus concorrentes. A atenção e preocupação com a criação de uma boa identidade visual para sua empresa mostra que você tem respeito ao consumidor e facilita a compreensão sobre as vantagens e benefícios oferecidos, além de passar credibilidade e confiança, criando fidelidade dos seus clientes.